Enquanto os fogos de artifício à meia-noite na véspera de Ano Novo são para alguns o destaque da virada do ano, muitos proprietários de cães olham com grande tensão na véspera de Ano Novo – porque a maioria dos amigos de quatro patas não são fãs de foguetes, foguetes e foguetes. Muitos cães estão stressados, inquietos ou até mesmo em pânico na virada do ano.
Por que os cães têm medo na véspera de Ano Novo?
Às vezes você gostaria de poder explicar ao seu querido que ele não precisa ter medo dos fogos de artifício brilhantes e estrondosos. Mas por que os cães têm medo na véspera de Ano Novo?
Isso se deve principalmente ao fato de que nossos amigos de quatro patas têm órgãos sensoriais muito mais finos do que os humanos. Os cães ouvem e cheiram muito melhor e também são mais sensíveis à luz.
Não só os cães percebem o cheiro de fogo dos fogos de artifício muito mais intensamente (afinal, eles têm um múltiplo de células de odor em comparação com nós humanos), mas também a audição sensível desempenha um papel importante. Os cães percebem muito mais ruído porque podem ouvir uma gama muito maior de frequências do que nós humanos. A combinação de volume e frequência pode então causar uma sobrecarga sensorial real.
Sinais de ansiedade e stress em cães
Todo mundo provavelmente reconhece pânico real em seu amigo de quatro patas. Mas há alguns sinais mais sutis que você pode dizer se seu cão está com medo ou stressado na véspera de Ano Novo.
Os sinais mais comuns de ansiedade e stress em cães são:
- Latidos excessivos
- Hiperventilação
- Comportamento destrutivo
- Lamber das patas ou boca
- Queda de pêlo
- Falta de apetite
- Bocejar
- Cauda encolhida
- Aumento da salivação
- Uivar e chorar
- Agitação frequente
- Tremer
- Postura ou orelhas retraídas
- Medo ou insegurança
- Olhos esbugalhados
- Fugir ou esconder
7 dicas imediatas para ansiedade e stresse em cães
Se você notar esses sinais de ansiedade ou stresse em seu cão na véspera de Ano Novo, há algumas dicas que você pode tentar tirar o medo do seu animal de estimação e acalmá-lo.
Dica 1: Esteja presente e fique calmo
Como um cuidador, você é o maior e mais importante apoio para o seu amigo peludo! Portanto, estar lá para o seu animal de estimação e dar-lhe segurança. Se o seu cão precisa de atenção, como carícias ou apenas uma mão calmante nas costas, dê a ele. Porque: A suposição de que o medo é reforçado pelo consolo é um mito. Pelo contrário, foi demonstrado que o aconchego reduz o stresse, liberando o hormônio da felicidade oxitocina, que ajuda o seu cão a relaxar. A única coisa importante é que você permaneça confiante e calmo.
Dica 2: Feche janelas, portas e persianas
Claro, os fogos de artifício barulhentos também penetram através das paredes grossas da casa. Você pode tentar diminuir o ruído fechando todas as janelas e portas. Isso também evitará que seu animal entre em pânico. Para amortecer ainda mais o ruído e bloquear os flashes de luz no céu, feche as cortinas ou, se você não as tiver, pelo menos feche as cortinas.
Dica 3: Ligue a televisão ou a música
Se todas as janelas, portas e persianas estiverem fechadas, você também pode tentar abafar os fogos de artifício – por exemplo, com a TV, música, máquina de lavar ou similares. Claro, tenha cuidado para não exagerar, de modo a não perturbar ainda mais o seu cão. A propósito: Há também protetores de ouvido especiais para cães, o que pode ser uma ajuda adicional. Idealmente, você deve acostumar seu cão com antecedência.
Dica 4: Ofereça ao seu cão um retiro
Proporcione ao seu cão um retiro aconchegante e tranquilo. Por exemplo, muitas vezes é vantajoso se o seu cão estiver acostumado a uma caixa e puder se retirar para sua caverna lá.
A propósito: Esconder-se é permitido em todos os lugares na véspera de Ano Novo – mesmo que seu cão não esteja autorizado a ir para a cama. Especialmente se o seu cão de repente salta sobre o sofá ou cama, ser lisonjeado que seu animal de estimação está à procura de segurança com você.
Dica 5: Distração de mastigar, lamber ou cheirar
Se possível, é uma boa ideia distrair o cão. Ideal para isso é um bastão de mastigação, um kong recheado ou até mesmo um tubo de salsicha de fígado – porque mastigar e lamber não só distrai, mas também libera felicidade e hormônios calmantes que podem acalmar seu cão. Dica: Se você congelar o stuffed kong, seu cão vai ficar ainda mais! Cheirar também é uma grande distração para o seu animal de estimação – por exemplo, através de jogos de busca ou um tapete de cheiro.
Dica 6: Link positivo
Se o seu cão estiver tenso, mas não em pânico, recompense cada estrondo para associar positivamente o som. Aqui está uma recompensa particularmente de alta qualidade para o seu cão, como salsicha de fígado ou queijo.
Dica 7: Não castigue o seu cão
Muito importante: Nunca castigue seu cão por seu medo. A pior coisa que pode acontecer é que você intensifica o medo e seu cão se sente sozinho.
7 mais dicas para preparação
Além das dicas instantâneas que você pode aplicar durante os fogos de artifício, há mais algumas coisas que você pode fazer com antecedência para sua querida e sua segurança.
Dica 8: Não coloque a trela no seu cão na véspera de Ano Novo
Se você sabe que seu cão está com medo ou você não sabe como eles reagem aos fogos de artifício, porque é a sua primeira véspera de Ano Novo, não colem o seu cão na véspera de Ano Novo. Em muitos lugares também há empilhamento antes ou depois da véspera de Ano Novo e assim você reduz o risco de que seu cão foge ou também absorve substâncias tóxicas dos fogos de artifício.
Se você quiser estar do lado seguro, use um arnês de segurança e proteja seu cão duas vezes.
- Um arnês de segurança, também chamado de arnês de pânico, é um arnês especial para cães ansiosos que tem outro cinto no estômago. Isso evita que seu cão se contorça fora do arnês em caso de pânico.
- Bloqueio duplo significa que o seu cão está usando uma coleira e um arnês à prova de fuga. Uma coleira deve ser presa a ambos: uma coleira que você pode prender em torno de sua cintura para o arnês e uma coleira que você segura em sua mão para o colar. Isso garantirá que seu cão não possa fugir se a coleira escorregar da sua mão ou você cair.
Isso soa exagerado? As estatísticas dizem o contrário: Na véspera de Ano Novo, mais animais de estimação fogem do que em qualquer outro dia do ano. Tasso relatou mais de 700 cães e gatos fugitivos na virada do ano 2019/2020!
Dica 9: Registe seu cão com um registo de animais
E isso nos leva diretamente à próxima dica para preparação: Tenha seu animal (se ainda não tiver feito) marcado com um chip no veterinário e registe-o com Tasso e.V., ou outro registo de animal, como o Findefix. Os registros de animais ajudarão você a encontrar seu animal de estimação quando ele fugir. Porque: Se o seu cão é registrado com um registro de animais, ele pode ser facilmente atribuído a você graças à marca Tasso ou número de chip. A propósito: De acordo com Tasso, apenas um em cada dois animais de estimação ainda está registrado na Alemanha. É por isso que fazer amigos e familiares com narizes de pele ciente disso!
Dica 10: Use um rastreador GPS
Além disso, você pode usar um rastreador GPS em suas caminhadas para rastrear seu cão se ele fugir.
Dica 11: Organize seu dia de acordo e não deixe seu cão sozinho
Para começar a véspera de Ano Novo o mais relaxado possível, recomenda-se tornar o dia o mais normal possível. Idealmente, você não vira a última caminhada tarde demais, de modo que ainda seja brilhante e silencioso – porque muitas vezes o tiroteio começa assim que escurece. Além disso, não deixe seu cão sozinho em casa, pois você é a pessoa mais solidária com ele. Se a presença de outras pessoas não colocar pressão extra sobre o seu cão, basta mover a festa para você.
Dica 12: Carregue bem o seu cão
Carregue o seu cão da melhor maneira possível – tanto física como mentalmente. Porque se o seu amigo de quatro patas está bem exausto, é mais fácil para ele descansar e relaxar. Então, ao meio-dia, quando ainda estiver quieto, vire uma grande rodada e integre um pouco de carga mental na rodada, por exemplo, através de jogos de busca, busca, treinamento de truques ou o que mais o torna divertido. No entanto, é melhor manter o seu cão na linha de reboque se ele já é fogos de artifício.
Dica 13: Suporte através de alimentação suplementar natural
Existem também suplementos naturais que podem ajudar o seu cão. Os nossos comprimidos de Anti-stress ajudam o seu cão a relaxar naturalmente.
Os comprimidos Anti-stress:
- Reduzir os sentimentos de ansiedade
- Relaxar graças à valeriana e ao fruto do sono
- Estabilizar o sistema nervoso através do complexo de vitamina B
- O magnésio previne cãibras musculares devido ao stresse
- Acalmar sem fazer tonturas
- Não causa dependência
- Também pode ser usado a longo prazo
Atenção: Para que os ingredientes naturais apoiem o seu cão de forma ideal, você deve iniciar a administração cerca de 5-7 dias antes da véspera de Ano Novo.
Dica 14: Obtenha apoio de veterinários ou treinadores de cães
Se o seu animal de estimação está extremamente em pânico, você deve procurar aconselhamento de veterinários ou treinadores de cães com antecedência para tornar a virada do ano o mais suportável possível para o seu amigo peludo.
Posso dar sedativos ao meu cão na véspera de Ano Novo?
Para cães com menor ansiedade na véspera de Ano Novo, suplementos naturais como nossos comprimidos de stresse podem ser uma boa escolha.
Se o seu cão tem pânico extremo na véspera de Ano Novo, está completamente congelado, não pode mais conter urina e fezes e ainda está perturbado ou até mesmo traumatizado dias após a véspera de Ano Novo, existem sedativos aprovados para cães. No entanto, a administração e dosagem devem ser feitas por consulta veterinária e aconselhamos fortemente contra a automedicação.
Atenção com o ingrediente ativo acepromazine!
O ingrediente ativo acepromazine é usado nas drogas sedalin, vetranquil, calmivet ou prequillan. O grande problema com este ingrediente ativo é que o seu querido é apenas fisicamente sedado e motor incapaz de resistir ao medo. Mas mentalmente ele recebe tudo e continua a entrar em pânico, o que ninguém realmente quer para o seu nariz de pele.
Posso dar ao meu cão eggnog?
Uma e outra vez você lê e ouve a dica de que algum licor de ovo também relaxa os amigos de quatro patas. Martin Rütter também defendeu um presente de licor de ovo, que atraiu muita atenção da mídia. Alguns juram dar o licor de ovo de cachorro contra o medo, afinal, todos nós provavelmente sabemos o efeito que algum álcool pode ter. Mas a dica não é indiscutível, porque o álcool é conhecido por ser tóxico para cães! Por via de regra, refere-se à pequena quantidade: a dose faz o veneno, em nenhum caso deve um cão tomar grandes quantidades. Muitas vezes fala-se de uma colher de sopa para um cão de 15-20 kg. Enquanto cães especialmente grandes e pesados certamente não caem mortos de uma gota de gemada, quanto menor e mais leve o cão é, mais difícil a dosagem se torna.
Portanto, recomendamos vivamente jogar pelo seguro e não experimentar álcool em cães.
Véspera de Ano Novo sem fogos de artifício com o seu cão
Também pode ser uma alternativa para fazer as malas e levar o seu cão para um lugar livre de fogos de artifício em férias. Na Alemanha, existem alguns lugares e regiões onde os fogos de artifício são proibidos, para que você possa passar uma noite tranquila e relaxada de Ano Novo com seu cão.
Locais livres de fogo de artifício nos Mares do Norte e Báltico
As regiões costeiras alemãs são particularmente recomendadas; fogos de artifício são proibidos em muitos lugares devido às casas de telhado de palha. Algumas ilhas também são ótimas para uma noite tranquila de Ano Novo: Amrum e Hallig Oland têm uma proibição rigorosa de fogos de artifício. Sylt também é amplamente livre de fogos de artifício – há apenas uma exibição oficial de fogos de artifício no Hörnum.
Böllerfreie Nationalpark
Muitas vezes é uma boa ideia dirigir no meio da natureza para evitar o estrondo. Em parques nacionais e reservas naturais, fogos de artifício são frequentemente proibidos, por exemplo, você pode olhar ao redor aqui:
- Harz
- Lüneburg Heath
- Berchtesgaden
- Müritz
E muitos mais
Mesmo em algumas cidades, os fogos de artifício agora são proibidos. Trata-se principalmente de cidades históricas como Quedlinburg, Konstanz, Rothenburg ob der Tauber ou Würzburg. Mas cuidado: Descubra exatamente o quão distantes são as proibições de armas nas cidades, porque muitas vezes elas só se aplicam ao centro da cidade velha.