Nutrição

Posso dar leite ao meu gato?

Nutrição

Tempo de leitura: 3 min
Posso dar leite ao meu gato?

Talvez você tenha crescido com livros ilustrados em que um gato senta na frente de uma tigela de leite. Para muitas pessoas, leite e gatos simplesmente pertencem juntos fora da tradição dos “gatos de fazenda no estábulo”. No entanto, não deve dar ao seu animal de estimação leite ou produtos lácteos que contenham lactose – isto inclui leite de vaca, porque:

O leite não é um alimento adequado para o seu gato e não é bem tolerado.

Por que isso é assim e qual alternativa você pode oferecer ao seu gato como um deleite especial na tigela, explicamos aqui.

 

Gatos não conseguem digerir leite com lactose

O leite de vaca e alguns outros produtos lácteos que você tem na geladeira contêm lactose, que é chamada de lactose. Para digerir a lactose, o corpo precisa de uma certa enzima chamada lactase. Exatamente essa enzima não é mais produzida por gatos mais velhos. Os gatinhos (que também são chamados de gatinhos por sinal) produzem essa enzima apenas enquanto forem dependentes do leite materno. Durante o desmame do leite materno, o organismo de um gato deixa de produzir esta enzima. Um gato mais velho pode ter problemas digestivos, como diarreia e vómitos, se você alimentá-lo com leite ou laticínios.

 

Que leite posso dar ao meu gato?

Se você quiser encher seu gato com uma deliciosa porção extra na tigela, leite especial para gatos adultos é ideal. Isto é, em qualquer caso, lactose reduzida, muitas variedades são mesmo sem lactose. O leite de gato geralmente contém vitaminas e cálcio, mas também contém muitas calorias. Use-os como um deleite e não como um substituto da água fornecida. Se o seu animal de estimação precisa seguir ou perder peso por razões de saúde, você deve evitar o leite para gatos adultos.

 

Leite para o gato é um lanche e não uma bebida

Não há nada de errado em ocasionalmente oferecer ao seu gato saudável e adulto uma tigela de leite de gato. Basta ter em mente que o leite de gato também contém nutrientes e calorias e, portanto, é considerado uma ração e não uma bebida ou substituto da água. Como regra geral, tenha em mente que a água fresca da torneira é a melhor maneira de dar ao seu gato uma bebida e classificar o leite do gato em “lanches e guloseimas”.

 

Alimentação suplementar para gatos com necessidades energéticas elevadas

Se o seu gato acabou de ter filhotes, ou está a ganhar peso particularmente baixo, pode oferecer leite de gato um pouco mais frequentemente como alimento suplementar. No entanto, nosso pó de gordura bovina também é uma boa alternativa. Esta bomba energética com gordura e glicose é particularmente adequada para cães e gatos com altas necessidades energéticas, falta de apetite ou baixo peso.

 

 

Posso misturar leite de gato com água?

A água da torneira fresca e limpa é a melhor fonte de fluido para o seu gato, não estraga e é potável a todas as temperaturas. No entanto, se o seu gato é um dos “bebedores ruins” e uma causa relacionada à doença é descartada, você pode apimentar a água fornecida para estimulação. Por exemplo, um pouco de leite de gato para gatos adultos ou algumas gotas de óleo da lata de atum é adequado. Apenas certifique-se de que a água enriquecida não fique muito tempo em dias quentes e, portanto, estrague.

 

 

Um gatinho pode beber leite para gato?

Se você está criando um gatinho sem leite materno, sempre use leite de criação especial. Este está disponível em forma de pó e é administrado diluído com água em uma pequena garrafa. Apenas o leite de criação especial como substituto do leite materno contém exatamente os nutrientes que seu pequeno brinquedo fofo precisa. A partir da idade de três a quatro semanas, filhotes de gato saudáveis começam a mudar para comida normal. Para gatos bebés que são suficientemente amamentados pela mãe ou gatos mais velhos, a criação de leite não é necessária e também não é adequada.